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Foto do escritorCarlos Giordano

Desafio do gestor

Atualizado: 6 de jul. de 2020


Revise a estratégia sempre, pois enquanto você se dedica ao operacional, a possibilidade de revisar suas estratégias acaba se perdendo no esforço. Dê uma parada de vez em quando e repense sobre todos os aspectos que envolvem a estratégia do negócio. Descubra por si mesmo se é possível mudar para melhor, dando-se um tempo para estudar o cenário. Ao conhecê-lo, terá muito mais chance de encontrar-se nele de forma positiva e eficaz. Se tiver dúvidas, consulte a diretoria imediatamente, esse é o canal de comunicação eficiente para alinhamento das estratégias a serem seguidas.


Dedique-se ao conhecimento sobre o Fluxo de Caixa. Ele é a ferramenta para você se programar. Fluxo de caixa negativo por descontrole de orçamento é imperdoável, mas comprar errado, mantendo-se com estoques elevados é pior ainda, agora, vender sem receber é o fim. Sobra de caixa não é resultado, e resultado não tem nada a ver com o caixa, mas engana trouxa. Cuidado. Se você não se dedicar a este entendimento, não terá chance nenhuma de sobreviver ao mercado.


Acompanhar os resultados diariamente é a mínima obrigação de

um gestor de sucesso.


Só assim você saberá o que se precisa fazer para mudar para melhor. Lembre-se do uso sistemático do PDCA (planejar, executar, conferir e corrigir). Se não conferir, não haverá do que reclamar, pois não haverá correção de rota e provavelmente você irá fracassar, levando consigo toda a sua equipe.


Avalie sua equipe sempre, pois se não tiver uma boa equipe, somente saberá se a monitorar diariamente, conhecendo profundamente todas as suas oscilações de produtividade, no sentido de poder ajudar sempre que possível. Não imagine que seus colaboradores são ou estarão comprometidos com seus objetivos. Se os resultados não estão satisfatórios, faça reuniões sistematicamente no sentido de indicar-lhes o caminho do sucesso.


Estude sempre. Consulte o Sebrae, faça leitura das informações contidas em sites de administração ou mesmo faça pesquisas na internet sobre o comportamento do mercado, esses meios são maneiras que vêm ajudar em muito no conhecimento do seu negócio. Consultar os seus superiores vai ajuda-lo de maneira mais produtiva e consistente. Conhecer mais ou menos fará com que você seja um gestor mais ou menos e, portanto seu resultado espelhará a sua conduta.


Atender é a arte de satisfazer as necessidades do cliente. Você se dedica a isso constantemente?


Pois revise essa estratégia, ela é condição de subsistência do negócio. Treine a equipe constantemente, mas antes de tudo, conheça o seu cliente para saber do que ele precisa antes mesmo de oferecer. Mas lembre-se: é impossível ser prestativo ou simpático se não houver satisfação em se fazer o que se faz. Descubra isso na sua equipe e boa sorte.


Conheça o mercado e principalmente o seu concorrente. No que eles são bons, melhores do que você? Quais são suas fraquezas que podemos atacar? Conheça seu cliente, principalmente.


Tenha convicção sempre.


Quando damos razões aos outros, esquecemo-nos de defender as nossas, mas para que as tenha, é preciso exercitá-las sempre. Questione-se, invista em você, perceba sempre se aquilo que você enxerga é realmente aquilo que você vê. Na falta de convicção, use o bom censo e tenderá a agir de forma mais assertiva.


O Líder eficiente é aquele que consegue fazer com que as pessoas acreditem em seus objetivos e os persiga sempre. O líder persevera sempre, mesmo nas piores crises ou momentos de dificuldade. Acredita no seu próprio futuro e da sua equipe. Portanto, liberte-se de suas atribuições e delegue funções aos seus colaboradores, ensine-os, dê a eles a chance que você teve, faça reuniões semanais e permita que falem sobre seus anseios, dúvidas e preocupações. Assim você terá conhecimento de tudo e saberá o que fazer para melhorar a eficiência de todos.


Faça gestão do clima de trabalho favorecendo o ambiente e proporcionando uma forma bem mais simpática de obter o comprometimento de todos no sentido de se conseguir realizar de forma mais fácil, em equipe, as mesmas tarefas.


Reveja os processos sempre que puder. O PDCA nos indica através do planejamento o que vamos fazer e como vamos realizar. Os Processos são a forma, o método ou a maneira como as coisas devem ser feitas. Seja inteligível, faça-se entender para que os outros percebam qual é a sua forma de trabalhar. Dê-lhes o entendimento e a rotina de trabalho, numa sequência que no mínimo seja lógica e de fácil compreensão. Audite sempre os processos a fim de corrigir a rotina de forma a melhorar a eficiência.


Enfim, seja o gestor que você acredita ser possível, seja o líder do negócio, irradie positivismo, faça-se sempre ser entendido, permitindo o diálogo entre a equipe, seja corajoso para assumir a responsabilidade sobre o negócio, comprometa-se a ser diferente, completo, eficiente e eficaz. Ser gestor é prazeroso, porque você usa sua capacidade e a da empresa para mudar o mundo para melhor.


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