Tenho uma visão um pouco distinta da mesmice histórica do segmento de revenda de combustíveis no Brasil.
A marca própria deixa de existir e passa a ser uma marca APROPRIADA à visão e missão de cada empresário. Portanto, esqueça a marca própria ou bandeira branca e parta para a sua proposta de valor, distinta, única, diferente, apaixonante, comprometida e autêntica.
Já me dizia um velho amigo português, dono de uma das melhores redes de Postos do Brasil, em cujo primeiro projeto, trabalhei, pela saudosa Cia. Atlantic de Petróleo, que os seus Postos teriam de tudo, até combustíveis. E acertou a mão.
Ele ficou e cresceu, já a Atlantic foi embora do Brasil
Tenho que tirar o chapéu para o amigo Antonio Alves, dono de uma visão que, no início da minha carreira, pelos idos dos anos 80, conseguia ver o futuro em cores, quando eu ainda era daltônico no setor.
Há que se detalhar o que é uma PROPOSTA DE VALOR, partindo de um Canvas simplista até chegarmos à declaração de visão do negócio.
Não há que se tentar agregar valor de marca à commodities, isso é canoa furada.
Precisamos apenas abrirmos os olhos e encontrarmos um futuro em que pese o desejo do cliente em ser servido, levando-se em conta que a qualidade é obrigação e não diferencial.
Os Postos devem ser reinventados em sua proposta de imagem, saindo desse descalabro de testeiras horrorosas e com cores defendidas à duras penas, estampando um logo primário que nada representa ao peso de uma marca de verdade.
O que queremos oferecer???
Commodities nos combustiveis, sorvetes Kibon, Elma Chips, Coca Cola, cervejinhas iguais às da Ambev, Cigarros, coxinhas e empadinhas requentadas, Miojos e bolachas recheadas com pipocas doces???? E queremos traduzir isso em VALOR DE MARCA PRÓPRIA???
Sem chance.
Não há proposta de consultoria, plano de marketing, sindicato, nem distribuidora, nem padre que consigam transformar mesmice em valor.
Esse tema tem que ser revisitado urgentemente e acredito que aqui, poderemos convidar grandes estrategistas para acendermos essa luz da sabedoria, auxiliando a revenda a encontrar um novo rumo para seus propósitos.
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